<< Voltar ao site
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Setembro 23, 2017, 22:46:07 pm

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
104084 Mensagens em 6888 Tópicos por 17092 Membros
Membro Mais Recente: Sma
* Início Ajuda Entrar Registe-se
+  Forum dos Bimbólicos - Os amigos da Bimby
|-+  Troca de Receitas
| |-+  Doces e Sobremesas
| | |-+  Bolos e Bolinhos
| | | |-+  "Coração dos bolos"
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Enviar este tópico Imprimir
Autor Tópico: "Coração dos bolos"  (Lida 5413 vezes)
Jomapil
Velocidade 0
*

Rotacões: 0

« em: Junho 13, 2013, 13:49:23 pm »

Agradeço que alguém me elucide sobre uma coisa que me tem perseguido ao longo da vida. É a seguinte:
Cada vez que faço um bolo grande ( na Bimby ou não ) o bolo fica sempre pouco fofo com aquela textura chamada "coração". Não sei se é um termo generalizado ou se era usado só pela minha família. DE qualquer maneira o que devo fazer ou como devo proceder para me ver livre desses malfadados corações.

Os meus agradecimentos pelo esclarecimento.

Registado
Lídia
Velocidade 4

Rotacões: 29

« Responder #1 em: Junho 13, 2013, 18:11:28 pm »

Olá,

Não conheço esse termo, mas será que é quando o bolo fica mal cozido ao centro?
Há umas faixas para colocar nas formas, para evitar este efeito mas nunca utilizei.

Ou será quando o bolo fica tipo "enqueijado" na base?

A que temperatura está o forno? Eu utilizo 180ºC - verifico normalmente a cozedura aos 45 min, se o bolo não está cozido ao centro, deixo mais uns 5-10 min e verifico novamente.

Registado

Jomapil
Velocidade 0
*

« Responder #2 em: Junho 16, 2013, 08:27:29 am »

Olá, Lídia

É precisamente isso : o bolo ficar mal cozido no centro.
Ponho sempre a temperatura nos 180º e espero que a temperatura seja atingida que, no meu forno ( e penso que em todos ) será quando a luzinha vermelha de aquecimento se apaga. E só nessa altura se mete o tabuleiro.

Eu já tenho prolongado o tempo da cozedura e mesmo assim acontece. Já não sei o que fazer.

E essas tiras onde há e onde se compram.

Obrigado pela informação.
Registado
Rochinha
Velocidade 5

Rotacões: 24

« Responder #3 em: Junho 16, 2013, 10:16:19 am »

Eu colocaria o bolo, nos primeiros 80% do tempo, a 180º, e depois baixaria para 165º, 170º, até o palitinho ficar seco. Cheesy
Registado

FilipaXavier
Velocidade 1
**

Rotacões: 5

« Responder #4 em: Junho 17, 2013, 15:06:01 pm »

Olá,

Caso o teu forno tenha a opção de circulação de ar, sugiro que a utilizes com papel de alumínio a tapar a forma!
E vai verificando tipo passados 25-30 min.

Filipa
Registado

Lídia
Velocidade 4

Rotacões: 29

« Responder #5 em: Junho 20, 2013, 13:39:03 pm »

Olá!

Lembrei-me de outra sugestão, utilizar uma forma de chaminé, que o centro tem a chaminé e esse problema fica ultrapassado.

É tipo esta forma:

A faixa que falei, permite a cozedura homogénea, é esta aqui:
Bake-Even Strips : http://www.wilton.com/store/site/product.cfm?id=3E30D620-475A-BAC0-592117323818A1AA&killnav=1

Quando o bolo não está cozido ao centro, ao fim dos 45 min, dou mais uns minutos, verifico novamente, dependendo do estado de cozedura, poderá ser 5 - 10-15 min, depois.

Quanto mais alto estiver o bolo mais dificil será de cozer ao centro. Que medida tem a tua forma?
Registado

Estefânia
Velocidade 0
*

« Responder #6 em: Julho 01, 2013, 16:30:18 pm »

Eu reduzo a temperatura e dou mais tempo de forno e fica sempre bem , por isso na receita retiro um pouco de agua e coloco um pouco mais de gordura (truque que aprendi aqui https://www.facebook.com/pages/Parabolos/115566575184830 ) pois o óleo ou gordura não evapora deixando o bolo mais humido.  Comer
Registado
Indy86
Bimbólico

Rotacões: 37

« Responder #7 em: Julho 02, 2013, 08:53:43 am »

Dessa não sabia...
Registado

Indy
dinapinheiro
Velocidade 0
*

Rotacões: 7

« Responder #8 em: Janeiro 23, 2014, 17:07:08 pm »

Eu reduzo a temperatura e dou mais tempo de forno e fica sempre bem , por isso na receita retiro um pouco de agua e coloco um pouco mais de gordura (truque que aprendi aqui https://www.facebook.com/pages/Parabolos/115566575184830 ) pois o óleo ou gordura não evapora deixando o bolo mais humido.  Comer

é o que costumo ensinar pois a gordura não vai evaporar mas tem sempre de levar agua , e ao cozer mais lentamente coze mais uniforme mente que evita que cresça muito ao centro tendo que acertar depois  Comer  Assobiar
Registado

Páginas: [1] Ir para o topo Enviar este tópico Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: