<< Voltar ao site
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Setembro 02, 2014, 17:50:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
103791 Mensagens em 6785 Tópicos por 15144 Membros
Membro Mais Recente: Mhrc
* Início Ajuda Entrar Registe-se
+  Forum dos Bimbólicos - Os amigos da Bimby
|-+  Troca de Receitas
| |-+  Reportagens de Receitas
| | |-+  Sopas e entradas
| | | |-+  Polpa de tomate
« anterior seguinte »
Páginas: [1] 2 3 ... 8 Ir para o fundo Enviar este tópico Imprimir
Autor Tópico: Polpa de tomate  (Lida 33111 vezes)
silimarina
Velocidade 5

Rotacões: 105

« em: Julho 30, 2007, 22:17:00 »

Polpa de tomate

Finalmente aqui está a reportagem da polpa de tomate!

Os tomates devem estar maduros, mas de preferência firmes.

Lave os tomates, retire os pedúnculos e corte-os em 8 partes

Leve ao copo da Bimby, tampe e dê alguns pulsos no turbo e então em velocidade 10 até que fiquem triturados.

PAsse pelo passa purê para retirar as sementes e a pele dos tomates.

Leve para ferver, acrescente os temperos de sua preferência, tomanado o cuidado de não triturar a cebola junto com o tomate para que a cor do molho não se altere do vermelho para um cor de cenoura rosado.
Pessoalmente coloquei apenas sal, uns raminhos de manjericão fresco, e conhaque para quebrar o adocicado do tomate.

DEixe ferver até que esteja com a consistência desejada.

Leve água para esterilizar os vidros e as tampas, deixando-os ferver por uns 3 minutos.

Retire os vidros com cuidado e coloque-os de boca para baixo ( Nessa foto aparece a seladora ao fundo)

Feche os vidros de preferência  com a tampa ainda quente e coloque-os de boca para baixo.

Encha os vidros com a polpa de tomate ainda bem quente. Quanto mais cheio estiver o vidro, melhor a conservação.
Coloque os vidros fechados de boca para baixo em uma panela com água para esterilizar o ar que ficará entre a tampa e o conteúdo.
Após uns 10 minutos de fervura, torne a apertar as tampas, mas sem virar o vidro com a boca para cima, e coloque-o novamente na panela. Deixe que ferva por mais meia hora (30 minutos)

Dá para perceber a diferença entre uma tampa nova e uma usada? O anel de borracha é que faz a perfeita vedação.
Os vidros dá para reutilizar, mas as tampas só se utiliza uma vez, depois disso, lixo com elas.

As sementes e pele dos tomates... É só isso que se perde!!!

Deixe os vidros na panela, boca abaixo, até que esfriem.
Com uma caneta que escreve em plástico, anote os ingredientes  e a data de fabricação. Eles se conservam garantidamente por um ano, se esterilizamos bem vidros e tampas.

Se tiver dificuldade em encontrar vidros ou tampas novas, pode-se esfriar a polpa e colocá-la em sacos de congelamento, fechando com uma seladora (ela aparece em uma das fotos). Esse procedimento facilita guardar na arca congeladora MUITOS saquinhos de polpa. A validade tb é de um ano.

Dá trabalho, mas sabemos o que temos no vidros, e particularmente passo os outros 364 dias do ano desfrutando de um dia de trabalho.
Já houve anos em que preparei não apenas uma caixa de tomate, mas 6 caixas e levei apenas dois dias de trabalho!
Mas não fazia nada disso antes da Bimby!!!
Espero que essa reportagem possa animar vcs a investir na saúde de suas famílias, pois o tomate nessa época do ano recebe bem menos veneno contra pragas.

Abraços,

Silimarina

« Última modificação: Julho 30, 2007, 22:31:01 por silimarina » Registado
carocas
Global Moderator
Bimbólico

Rotacões: 1234

« Responder #1 em: Julho 30, 2007, 22:48:28 »

Ainda estou de boca aberta ..... Mas que trabalheira.... As fotos estão lindas e a reportagem ainda melhor.

Para pequenas quantidades podemos fazer tudo na nossa menina, mas com tantas quantidades realmente só notaço.

Parabéns e muito obrigado por esta reportagem feita com tanto carinho e dedicação.

Sai  Kiss
Registado

silimarina
Velocidade 5

« Responder #2 em: Julho 31, 2007, 01:37:20 »

Carocas,

Se não fosse pelo incentivo de vcs do fórum eu sequer teria me atrevido a tentar.

Realmente é um trabalhão, mas me dá tanto descanso ao longo do ano que nem me passa pela cabeça ficar dependendo de polpa de supermercado!!!!

Mas vcs do forum são mesmo a minha inspiração.
Beijos,

Silimarina
Registado
ana l
Bimbólico

Rotacões: 684

« Responder #3 em: Julho 31, 2007, 07:26:44 »

Sai um pontinho para a Silimarina.
A Silimarina é um poço sem fundo de informação e conhecimento.

Obrigada.
Registado
Faísca
Velocidade 5

Rotacões: 113

« Responder #4 em: Julho 31, 2007, 07:38:38 »

Um ponto valente para uma valente bimbólica.
Beijinhos e obrigada
Registado

Luisa Alexandra
Bimbólico

Rotacões: 1255

« Responder #5 em: Julho 31, 2007, 07:41:32 »

Ainda estou aqui de boca aberta com esta reportagem!!!
Está excelente!
Tudo explicadinho e as fotos estão fantásticas!
Muitos parabéns, Silimarina, e muito obrigado por toda esta informação Kiss
Registado

anacandeias
Bimbólico

Rotacões: 261

a minha tarte SanTiago

« Responder #6 em: Julho 31, 2007, 07:51:17 »

Sim senhora.... temos artista  Wink
Que bela reportagem.... que bela dica.... que saudável.
O pior, é mesmo arranjar local para armazenar.
Obrigada pela trabalheira.  Kiss
Registado

pantufa
Visitante
« Responder #7 em: Julho 31, 2007, 09:13:15 »

olá, já há muito tempo que sou visitante deste forum, e nunca me registei porque não "aconteceu" e hoje ao ver esta reportagem fantástica e cheia de amor e dedicação não aguentei e decidi manifestar a minha opinião humilde em relação a um assunto que são os tais pontos: Porque é que há pessoas que levam pontos por feitos menos relevantes e sem importância para a questão "bimby" e incluisive levam esses mesmos pontos e não foram capaz de atribuir pontos por esta reportagem magnifica? Sim acho que as palavras são mesmo o mais importante e é por isso que não concordo com este método e não participo nele porque não há nada como o carinho das palavras, mas se existem para "premiar" então façam-no com coeerência. Sim por já não é a primeira vez que vejo esta falta de concenso neste assunto. É só a minha humilde opinião.
 Milhentos beijos para esta senhora extraordinária que vive do outro lado do mar e que tanto nos tem dado em experiência e sabedoria. Kiss Kiss Kiss
Registado
anacandeias
Bimbólico

Rotacões: 261

a minha tarte SanTiago

« Responder #8 em: Julho 31, 2007, 09:39:47 »

olá, já há muito tempo que sou visitante deste forum, e nunca me registei porque não "aconteceu" e hoje ao ver esta reportagem fantástica e cheia de amor e dedicação não aguentei e decidi manifestar a minha opinião humilde em relação a um assunto que são os tais pontos: Porque é que há pessoas que levam pontos por feitos menos relevantes e sem importância para a questão "bimby" e incluisive levam esses mesmos pontos e não foram capaz de atribuir pontos por esta reportagem magnifica? Sim acho que as palavras são mesmo o mais importante e é por isso que não concordo com este método e não participo nele porque não há nada como o carinho das palavras, mas se existem para "premiar" então façam-no com coeerência. Sim por já não é a primeira vez que vejo esta falta de concenso neste assunto. É só a minha humilde opinião.
 Milhentos beijos para esta senhora extraordinária que vive do outro lado do mar e que tanto nos tem dado em experiência e sabedoria. Kiss Kiss Kiss

Faltam aqui os tais bonecos - que não tenho - da Luar  Wink - agora faz-me mesmo falta um a bater palmas.
Isso mesmo. Concordo. É por isso que aderi à ideia da meg e dou os pontos anonimamente. Porque os pontos existem na sua essência para manifestar o nosso agrado. Caso contrário, se cada vez que atribuirmos os tais pontos, colocarmos aqui uma mensagem para o mencionar e depois para agradecer, estamos a "entupir" o forum - e parece que há problema de falta de espaço.
Se fizermos uma "ronda" por outros foruns que existem por essa internet fora, verificamos que em alguns os pontos não existem - são opções.
Como na história do "velho, do rapaz e do burro" há sempre quem não esteja de acordo e todos, mas mesmo TODOS temos o direito a manifestar a nossa opinião.
Para que não restem quaisquer dúvidas sobre o que penso sobre o assunto - se é que isso contribui para a felicidade de alguém  Wink - eu concordo com o facto de existirem pontos. Cabe é a cada um de nós geri-los em consciência com conta, peso e medida.
Quanto à Silimarina, já tive oportunidade de lhe fazer um elogio publicamente mas, aproveitando a boleia, reforço. Está lá longe mas é só fisicamente porque ela saber que mora aqui dentro do coração.
Registado

isabelocas
Bimbólico

Rotacões: 556

« Responder #9 em: Julho 31, 2007, 09:59:16 »

Parabéns , a reportagem está estupenda .
obrigada
 Kiss Kiss
sai 1 ponto
Registado
silimarina
Velocidade 5

« Responder #10 em: Julho 31, 2007, 11:10:12 »

Muito obrigada pela reação de cada uma.

Sinto-me privilegiada , como já disse anteriormente, por fazer parte de uma "casinha" tão carinhosa!

Mas esses conhecimentos todos não são meus. Eles vêm da convivência com pessoas que tiram da terra o sustento, são agricultores que acreditam que não precisamos estar a mercê de pessoas que só pensem em si e por isso mesmo vão usando pessoas como se fossem meros instrumentos para alcançar os próprios objetivos ( geralmente esse objetivo é enriquecer).

As coisas que compartilho aqui são dicas, truques e princípios que nos tornam mais saudáveis, menos dependentes de supermercados, de farmácias, e da medicina "convencional".

Atingirei meus objetivos se puder transmitir, pelo menos um pouco , das coisas  que muita gente sábia tem me ensinado.

Repartir com amor é um dos meus princípios de vida.

Com muito amor e desejo de uma vida mais saudáve lpara todos,

Silimarina
Registado
Luar1972
Bimbólico

Rotacões: 739

« Responder #11 em: Julho 31, 2007, 11:10:35 »

K reportagem fabulosa!!
Um pontinho silimarina
 Kiss Kiss
Registado

Luisa Alexandra
Bimbólico

« Responder #12 em: Julho 31, 2007, 12:11:44 »

Muito obrigada pela reação de cada uma.

Sinto-me privilegiada , como já disse anteriormente, por fazer parte de uma "casinha" tão carinhosa!

Mas esses conhecimentos todos não são meus. Eles vêm da convivência com pessoas que tiram da terra o sustento, são agricultores que acreditam que não precisamos estar a mercê de pessoas que só pensem em si e por isso mesmo vão usando pessoas como se fossem meros instrumentos para alcançar os próprios objetivos ( geralmente esse objetivo é enriquecer).

As coisas que compartilho aqui são dicas, truques e princípios que nos tornam mais saudáveis, menos dependentes de supermercados, de farmácias, e da medicina "convencional".

Atingirei meus objetivos se puder transmitir, pelo menos um pouco , das coisas  que muita gente sábia tem me ensinado.

Repartir com amor é um dos meus princípios de vida.

Com muito amor e desejo de uma vida mais saudáve lpara todos,

Silimarina

E nós agradecemos sempre o que a Silimarina nos puder ensinar, principalmente porque são sempre coisas muito saudáveis, que hoje em dia tanta falta nos fazem!
E só prova que ninguém aqui está para ganhar pontos, que tanta controvérsia têem trazido.
Não é por receber pontos que a pessoa se sente mais ou menos estimulada, mas sim por ter uma previlégio de ler uma palavra amiga e pelo reconhecimento de todos nós.
Obrigado! Kiss
Registado

Sofia Delgado
Velocidade 5

Rotacões: 137

« Responder #13 em: Julho 31, 2007, 12:14:53 »

Isto sim é que é coragem. Um dia inteiro para fazer polpa de tomate. Grande mulher, sim senhora. Para esta eu acho que não tenho coragem. A não ser que vá parar ao desmeprego e aí tenho que me dedicar a qq coisa. Copio a receita e vendo os frasquinhos... Olha lá. Nunca se sabe!!
Sai ponto.
Registado

Sofia Delgado - Bimbólica a Sul
Luisa Alexandra
Bimbólico

« Responder #14 em: Julho 31, 2007, 12:16:34 »

Se todas nós ficássemos tuas clientes para a Polpa de Tomate já ganhavas algum Cheesy
Registado

Páginas: [1] 2 3 ... 8 Ir para o topo Enviar este tópico Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: