<< Voltar ao site
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 16, 2019, 21:57:58 pm

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
104247 Mensagens em 6905 Tópicos por 17458 Membros
Membro Mais Recente: M1lunix2
* Início Ajuda Entrar Registe-se
+  Forum dos Bimbólicos - Os amigos da Bimby
|-+  Troca de Receitas
| |-+  Vegetariana
| | |-+  Tofu
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Enviar este tópico Imprimir
Autor Tópico: Tofu  (Lida 9760 vezes)
cestrela
Velocidade 4

Rotacões: 35

« em: Março 14, 2007, 19:29:18 pm »

800 gr. água
40 gr. açucar
sumo de 1 limão
200 gr. soja amarela em grão

Coloque o feijão de molho 12 horas no mínimo
Esfregue com as mãos para retirar o máximo de cascas possível e escorra. Deite no copo com a água e programe 15 Min. Temp. 100º, Vel.2. De seguida programe mais 1 Min. Vel.9
Escorra num passador muito fino, ficando melhor se colocar um pano fino de linho ou algodão na rede para que só saia o líquido.
Coloque o líquido extraído no copo e programe 10 Min. Temp. 90º Vel.1.
Retire o copo da máquina e deixe repousar 2 minutos.
Volte a colocar o copo, junte o açucar e programe 10 Min. Temp.90º Vel.1 ( fica feito o leite de soja). Sem deixar parar a máquina, junte o sumo de limão.
Quando terminar deixe repousar 15 minutos para que o preparado fique coalhado.
Coloque num coador e deixe perder o soro. Pressione com as mãos para libertar mais soro.
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico, dentro de água fria, com uma pitada de sal.
Registado
guigas
Moderadoras
Bimbólico

Rotacões: 462

« Responder #1 em: Março 14, 2007, 20:05:57 pm »

Aí está uma coisa que nunca experimentei.... já anotei...

Brigados,

Smiley

Registado

isabelocas
Bimbólico

Rotacões: 556

« Responder #2 em: Março 14, 2007, 20:08:01 pm »

E gosto de tofu mas compro ,já experimentou ,fica igual ou parecido?
Registado
cestrela
Velocidade 4

Rotacões: 35

« Responder #3 em: Março 14, 2007, 20:15:16 pm »

Ainda não experimentei Isabelocas. Não me tenho lembrado e só hoje ao ler um comentário é que me lembrei que o livro alternativas tem a receita. Um dia destes aventuro-me porque fica bem mais barato que comprar já feito Smiley
Registado
mancholas
Velocidade 0
*

Rotacões: 0

« Responder #4 em: Março 26, 2007, 14:39:55 pm »

Vou tentar esta receita e depois digo se ficou bem ou não. Estou um pouco céptica...Já comprei uma máquina no Centro Vegetariano, e o tofu ficou horrivel. Depois eu digo
Registado
mancholas
Velocidade 0
*

« Responder #5 em: Abril 12, 2007, 11:13:57 am »

Já experimentei e foi uma desilusão. Demora bastante tempo, desfaz-se muito e o sabor em nada é parecido com o que se vende nos supermercados. Vou continuar a comprar, pois os olhos tb comem.
Registado
paula
Bimbólico

Rotacões: 185

2008 vai ser sempre a bimbar!!!

« Responder #6 em: Abril 12, 2007, 14:14:06 pm »

E eu que já comprei os ingredientes para fazer o Tofu  Embarrassed, não gostaste Mancholas? Se calhar o de compra leva alguns aditivos para dar sabor, não sei, o tofu parece que não tem sabor próprio...
Registado
mancholas
Velocidade 0
*

« Responder #7 em: Abril 22, 2007, 13:03:24 pm »

Pois é Paula, não gostei nada. Fica muito mole e o sabor é totalmente diferente. Leva bastante tempo e para mim não compensa.
Registado
paula
Bimbólico

Rotacões: 185

2008 vai ser sempre a bimbar!!!

« Responder #8 em: Abril 22, 2007, 13:06:08 pm »

Que pena...e ficava tão económico.... Tenho os ingredientes mas ainda não experimentei fazer.
Registado
SO
Velocidade 0
*

« Responder #9 em: Dezembro 06, 2007, 11:09:12 am »

Olá a todas,

Sou nova aqui no fórum, mas já uma antiga utilizadora da nossa adorada Bimby.

Também tentei fazer o tofu, e sem sucesso...

Fiz uma pesquisa na net, e dificilmente a receita da Bimby resultaria...pois ao que parece fazer Tofu é quase uma "arte"

Deixo-vos a receita sem Bimby que encontrei:

1 ) Pesar 1 kg de grãos de soja, lavar com água de torneira e escorrer. Em seguida, colocar os grãos lavados em um recipiente e adicionar água filtrada até cobrí-los e deixar de molho por uma noite (8-10 horas) em temperatura ambiente. 2) Escorrer a água do molho, enxaguar os grãos e escorrer a água. 3) Transferir os grãos para um liquidificador, adicionar 8 litros de água e liquidificar. Como os líquidificadores domésticos têm uma capacidade pequena, essa operação pode ser feita em diversas etapas, tomando-se o cuidado de manter a proporção de grãos e água e, ao final do processo, juntar todas as porções. 4) Transferir a mistura obtida para uma panela de alumínio grossa e cozinhar por 10 minutos numa temperatura de 95-100ºC, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. 5) Deixar esfriar e coar em tecido de trama fina ou em tecido próprio para coar coalho de leite de vaca - ""pano de queijo"". 6) Separar a porção líquida ""leite de soja"" obtida e medir o volume. 7) Preparar o agente coagulante - sulfato de magnésio (sal amargo). Para cada litro de leite de soja, dissolver uma colher de sobremesa rasa de ½ copo de água morna. Cool Adicionar a solução coagulante ao leite também morno (75-80ºC), agitando com uma colher para misturar bem o agente coagulante ao leite de soja. 9) Deixar o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), esperar de 15 a 20 minutos sem mexer. 10) Transferir o coágulo para uma forma (caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com um tecido de malha fina e úmido. Cobrir com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prensar a forma com pesos homogeniamente distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos. 11) Colocar a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente (bacia) contendo água gelada e deixar por 5 minutos. A seguir, desenformar removendo o pano. 12) Cortar o coágulo obtido (tofu) em pequenos pedaços (cubos) e colocá-los em um.

Parece que para o Tofu a Bimby não nos safa...pelo menos a receita actural...

Sandra Oliveira
www.bionascimento.com
Registado

Sandra Oliveira
www.bionascimento.com
missliberty
Velocidade 4

Rotacões: 76

« Responder #10 em: Dezembro 06, 2007, 14:23:54 pm »

Eu já fiz e saiu-me um espectáculo!
Na altura escrevi a receita conforme fui testando, mas não sei onde a enfiei.
Parece-me que fiz assim:
1-Comecei por cozer cenoura, cogumelos e algas e parti-los aos pedacinhos (reservar)
2-Deitar 1L de leite de soja na Bimby e aquece-lo a  80º, 10 min, vel 2
3-Nos últimos 3 min, deitar uma colher de sobremesa de Nigari
4-intoduzir os pedacinhos de legumes e envolver na vel 3
5-forrar o cesto da bimby com um pano de algodão e colocá-lo sobre um prato de sopa
6-deitar a mistura do copo para dentro do cesto forrado e dobrando para dentro as pontas do pano, pressionar para escorrer o soro. Pode colocar-se algo pesado sobre a mistura envolta no pano (coloquei um pratinho pequeno com um almofariz por cima)
7-colocar 1/2h no frio e desmoldar sobre 1 prato, retirando-o do cesto tirando o pano
8-Agora é só ir cortando às fatias e comer ao natural ou adicionando-o aos cozinhados

Fica em forma circular em vez de quadrado, mas garanto-vos que fica muito bom!
Registado

missliberty
SO
Velocidade 0
*

« Responder #11 em: Dezembro 19, 2007, 19:12:37 pm »

Obrigada!!

Vou experimentar, depois conto como correu!

Feliz Natal
Registado

Sandra Oliveira
www.bionascimento.com
Páginas: [1] Ir para o topo Enviar este tópico Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: