<< Voltar ao site
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 19, 2019, 23:56:11 pm

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
104247 Mensagens em 6905 Tópicos por 17458 Membros
Membro Mais Recente: M1lunix2
* Início Ajuda Entrar Registe-se
+  Forum dos Bimbólicos - Os amigos da Bimby
|-+  Troca de Receitas
| |-+  Massas
| | |-+  Massa de Fartos - Profiteroles, Éclairs, etc (ainda falta adaptar)
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Enviar este tópico Imprimir
Autor Tópico: Massa de Fartos - Profiteroles, Éclairs, etc (ainda falta adaptar)  (Lida 8812 vezes)
Rochinha
Velocidade 5

Rotacões: 24

« em: Outubro 31, 2012, 07:59:18 am »

Nome da Receita: Massa de Fartos (para Profitelores, Éclairs, etc)

Ingredientes:
250gr água
125gr manteiga ou margarina (usámos margarina)
200gr farinha
5 ovos
Q.b. de sal

Preparação:
1. Num tacho levar ao lume a água, a margarina e o sal até levantar fervura e derreter a margarina.
2. Adicionar a farinha de uma só vez, mexendo bem com uma colher de pau, até a massa começar a formar uma bola.
3. Retirar a massa do tacho e deixar arrefecer, espalhada sobre um tabuleiro.
4. Partir os ovos para um recipiente e adicionar na massa a pouco e pouco, batendo sempre muito bem entre cada adição.
5. Deixar descansar a massa.
6. Com uma manga de pasteleiro e com uma boquilha grande e frisada, formar os éclairs OU com uma boquilha lisa e grande, formar os profiteroles (na minha opinião, este passo podemos fazer conforme a nossa imaginação) sobre um tabuleiro untado e forrado com papel vegetal. Se ficar algum biquinho de massa, com o dedo molhado com água, dar um toque para baixá-lo.
7. Levar ao forno a 220º durante cerca de 20m.
8. Para rechear os éclairs, abri-los conforme a foto e colocar o recheio pretendido (neste caso, usámos creme de pasteleiro - se alguém quiser, posso depois por a receita porque já há uma no fórum). Decorámos com chocolate derretido em banho-maria e com fondant (este já vem em embalagens). Para rechear os profiteroles, podemos abri-los tipo sandes e rechear. Também há quem os recheie com a manga de pasteleiro.

Fotos: Só tenho do éclair mas, a partir de agora, vou passar a levar uma câmara melhor para as aulas, se os chefs deixarem. Smiley

Dicas/Notas: Esta receita é da minha chef-formadora de pastelaria, pelo que fizémos na aula e, como tal, foi tudo à mão. Logo que eu tenha oportunidade, experimento e adapto para a bimby. Smiley
« Última modificação: Outubro 31, 2012, 08:02:23 am por Rochinha » Registado

Hello_Kitty
Velocidade 2

Rotacões: 5

« Responder #1 em: Outubro 31, 2012, 08:21:50 am »

Que tentação

E claro se for adaptada à nossa menina tanto melhor  Maluco
Registado

Indy86
Bimbólico

Rotacões: 37

« Responder #2 em: Outubro 31, 2012, 08:39:01 am »

Esse éclair tem um excelente aspecto. Mnham!  Lingua
Pois, acho que se nos começares a mostrar essas guloseimas lá se vai a minha dieta... a vontade de experimentar é irresistível.
Registado

Indy
Hello_Kitty
Velocidade 2

Rotacões: 5

« Responder #3 em: Outubro 31, 2012, 09:26:53 am »

Esse éclair tem um excelente aspecto. Mnham!  Lingua
Pois, acho que se nos começares a mostrar essas guloseimas lá se vai a minha dieta... a vontade de experimentar é irresistível.

Bem vinda ao clube
Registado

Lídia
Velocidade 4

Rotacões: 29

« Responder #4 em: Outubro 31, 2012, 11:34:16 am »

Cátia, há aqui uma receita com reportagem, podes guiar-te para a adaptação.

Depois de ver este éclair vou ter de os fazer!!!  Comer Comer Comer
Obrigada pela tua receitinha (partilha também o creme pasteleiro, nunca há receitas demais  Beijo)

Pontinho!! Kiss

Beijo

Registado

gustaleite
Velocidade 0
*

Rotacões: 0

« Responder #5 em: Outubro 31, 2012, 22:34:45 pm »

Ja existe no livro base, e a receta de massa choux que da para fazer tanto os eclairs como os profiteroles e ja foi tema de ums revista Bimby de uns meses atras...e uma das massas onde a Bimby ajuda mesmo muito, evita-nos estar ali presa ao tacho a mexer...
Registado
Vandao
Velocidade 1
**

« Responder #6 em: Outubro 31, 2012, 23:01:54 pm »

Parece uma miragem. Comer
Registado
Rochinha
Velocidade 5

« Responder #7 em: Novembro 01, 2012, 09:38:39 am »

Ja existe no livro base, e a receta de massa choux que da para fazer tanto os eclairs como os profiteroles e ja foi tema de ums revista Bimby de uns meses atras...e uma das massas onde a Bimby ajuda mesmo muito, evita-nos estar ali presa ao tacho a mexer...

Sim, claro que a bimby facilita imenso, aliás, a bimby facilita em qualquer confeção! Esta minha partilha tem apenas a ver com o facto de eu não poder levar a bimby para as aulas. É claro que nem toda a gente sabe mas, já agora, ficas também a saber: a minha intenção é partilhar aqui o que é feito nas minhas aulas, já que conto com chefs profissionais que nos tiram todas as dúvidas que possam existir e que também dão dicas valiosas que não existem nem nas revistas nem nos livros. Depois de fazer a receita nas aulas, sem bimby, quando eu tiver tempo e oportunidade, quero reproduzi-las em casa para poder adaptar à nossa menina. Nessa altura, venho aqui à receita, modifico e incluo a adaptação. Outra das intenções de colocar aqui a receita ainda por adaptar é aguardar que alguém arrisque em casa ou que saiba como fazê-lo. Nessa altura, também irei pegar do que disserem neste tópico e modificar o original. Smiley

Na minha opinião, não devemos deixar de colocar aqui as receitas que estão no livro ou nas revistas, até porque nem toda a gente os tem e nem todas as receitas correm bem. Antes de seguir qualquer receita (livro ou revistas), venho ao fórum, verifico se há cá a receita e, se houver, tanto melhor, porque aí já haverá opiniões, dicas, melhoramentos e conclusões sobre a mesma. Smiley

Isto tudo para explicar porque acho importante não deixar de partilhar, ainda que sejam receitas já vistas em publicações e sem adaptação. Aliás, tive o cuidado de colocar essa info no título, para que as pessoas que não estejam interessadas em receitas sem adaptação não tenham que perder tempo a abrir o tópico. Smiley No dia em que estiver adaptada, retiro tudo o que está entre os parêntesis.

Ah, devo acrescentar que, se tivesse achado uma receita igual no fórum, não teria aberto este tópico, simplesmente acrescentaria a minha experiência e fotos ao tópico existente. Mas não há! A outra que existe leva açúcar e esta não. Smiley

Espero ter esclarecido todas as dúvidas. De qualquer forma, se alguém achar que este tópico é redundante, avisem que eu não tenho qualquer problema em retirá-lo. Smiley Gustaleite, não estou a dizer que me estás a dizer que o tópico é redundante, atenção. Só estou a aproveitar o que disseste para explicar o porquê de ter colocado esta receita aqui. Smiley
« Última modificação: Novembro 01, 2012, 09:41:34 am por Rochinha » Registado

balelas
Velocidade 5

Rotacões: 30

« Responder #8 em: Novembro 01, 2012, 15:37:07 pm »

Pois é!

São todos que diáriamente cá vêm e os que já o fizeram antes, e partilham a sua sabedoria, que fazem vontade de vir cá.

Sabem porque?! Eu não uso o livro base. Não necessito. O fórum tem tanta, mas tanta informação, que se torna, para mim, desnecessário o uso do livro base.

Aliás, se eu tiver dúvidas, basta perguntar, porque uma coisa que o livro não tem, é a rápida ajuda que aqui encontramos.

E não pensem que estou a defender o fórum, é apenas a minha maneira de ver a coisa, e eu falo assim porque (ainda) tenho acesso fácil à internet. Se calhar quem não tem, é obvio a ajuda dos livros.

Flores
Registado

gustaleite
Velocidade 0
*

« Responder #9 em: Novembro 01, 2012, 16:31:19 pm »

ola Rochinha, so para te agradecer esta tua partilha, não tinha percebido que o objectivo era mesmo transmitir-nos o que te ensinam nas aulas, e nada com aprender manualmente, tem que ser mesmo assim, não tive tempo de analisar as diferenças mas na proxima rodada de profiteroles vou aproveitar para fazer a comparação e aproveitar algum melhoramento...Ja agora a tua participação nos bolos decorados foi exelente, muita coisa se perdeu quando o forum teve problemas, espero que se consiga repor o mais importante...
Registado
Rochinha
Velocidade 5

« Responder #10 em: Novembro 01, 2012, 20:24:02 pm »

Balelas, eu também raramente vou ao livro se, porque há lá receitas que foram seguidas à risca e não funcionaram comigo... Agora procuro sempre aqui primeiro. Cheesy

Gustaleite, não tens nada que agradecer! E também não podias adivinhar que eu estou a ter aulas. Smiley E é mesmo, lá obrigam-nos a fazer tudo à mão, nem com batedeiras podemos trabalhar. É à moda antiga! Mas, varas de arames à parte, acertaste em cheio! O objetivo era mesmo esse. Smiley Não sou apologista de fazer as coisas à mão, nem pensar. Aliás, acredito que, se temos material para fazer o mesmo mecanicamente, devemos usá-lo porque poupa-se imenso tempo e trabalho... Mas a verdadeira intenção era ter aqui a receita (pois sou muito despassarada e perco tudo o que me dão em papel lol) para, mais tarde, tentar adaptar à bimby, tendo em conta o que os chefs dizem nas aulas. Smiley Aí ficará tudo arrumadinho! E aproveito para agradecer o elogio relativamente aos bolos decorados! Já agora, partilho aqui o seguinte: no outro dia, estava outra turma na aula de pastelaria e, adivinhem... estavam a decorar um bolo! Pensei "credo, que fraco comparativamente aos que vejo no fórum!", a sério. Cheesy

Vou colocar depois o creme de pasteleiro que foi dado nas aulas, caso seja diferente das receitas que já aqui estão. Smiley Fogo, nem tinha reparado nos pontinhos que me deram, muito obrigada!E pelas palavras também! E Lídia, também acertaste na mosca, porque essa reportagem estava excelente e eu estava mesmo a pensar usá-la para a minha adaptação. Cheesy Há de ser igualzinha, com a única diferença de esta não levar açúcar. Cheesy E também queria acrescentar, depois, todas as dicas que nos deram. Smiley

Hoje estou faladora.  Shocked
Registado

Indy86
Bimbólico

Rotacões: 37

« Responder #11 em: Novembro 02, 2012, 08:19:55 am »

Ora nem mais... este fórum vive de partilha e entreajuda e isso, efectivamente não vem nos livros.  Assobiar
Apesar de ter 3 e meia volta gostar de passar os olhos e experimentar algo, já fiz muito mais receitas do fórum do que dos livros...
Consegue-se ver as dificuldades encontradas, sugestões, dicas durante a confecção... ainda bem que existe este cantinho.  Wink
Registado

Indy
Rochinha
Velocidade 5

« Responder #12 em: Novembro 05, 2012, 17:59:11 pm »

Eu também fico muito feliz por ter este cantinho, e de este cantinho ter as pessoas que tem... Smiley
Registado

Páginas: [1] Ir para o topo Enviar este tópico Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: