<< Voltar ao site
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 24, 2017, 05:42:58 am

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
104080 Mensagens em 6887 Tópicos por 17049 Membros
Membro Mais Recente: teresa isabel
* Início Ajuda Entrar Registe-se
+  Forum dos Bimbólicos - Os amigos da Bimby
|-+  Troca de Receitas
| |-+  Doces e Sobremesas
| | |-+  Bolos e Bolinhos
| | | |-+  PROFITEROLES (reportagem)
« anterior seguinte »
Páginas: [1] 2 3 ... 5 Ir para o fundo Enviar este tópico Imprimir
Autor Tópico: PROFITEROLES (reportagem)  (Lida 22805 vezes)
guigas
Moderadoras
Bimbólico

Rotacões: 462

« em: Janeiro 10, 2007, 12:44:33 pm »

PROFITEROLES

INGREDIENTES
250 gr de agua
100 gr de manteiga
1 collher café de sal
Uma pitada de açúcar
4 ovos grandes
160 gr de farinha

Preparação

Pese a farinha e reserve.

Coloque no copo a agua, a manteiga, o sal e o açúcar e programe 5 minutos a 100ºC na velocidade 1.

Nesta imagem podemos ver como ferve passados uns minutos. Não se preocupem porque é suposto .

Junte a farinha de uma só ves e programe 20 segundos na velocidade 4. Deixe descansar a massa uns 5 minutos aproximadamente retirando a tampa do copo e o mesmo da máquina.

Bata os ovos ligeiramente num recipiente, ponha novamente o copo na máquina, e programe na velocidade 4 e com a máquina a trabalhar junte os ovos pouco a pouco. Pode-se fazer como na imagem com o copinho colocado e ir deitando os ovos sobre a tampa. Na imagem está uma grande quantidade na tampa... tem que se ir colocando pouco a pouco....

Uma vez os ovos incorporados, a massa deverá ficar com o aspecto que a imagem mostra.

Colocar a massa numa manga de pasteleiro. Para isso pode-se colocar a mesma no cesto da bimby para a ter aberta e mais facilmente conseguir por dentro a massa.

Deixar repousar a massa. Pode-se colocar dentro do frigorifico uma 1/2 hora que ajudará a arrefecer.

Colocar com a ajuda da manga de pasteleiro montinhos pequenos num tabuleiro de forno. Previamente forrado com papel vegetal parafinado ou untado, espassando o suficiente tendo em conta que poderão aumentar um pouco de tamanho.  A quantidade de massa não deverá caber tudo num só tabuleiro. 

Poderá também se desejar usar outras formas, se desejar.... Levar então ao forno médio para cozer.

Ao fim de 1/2 hora já tinham este tamanho e na verdade não cresceram muito mais, ainda que tenham ficado no forno uns 40 minutos a 190º.

E SEGUIMOS COM A REPORTAGEM DO RECHEIO...

CREME PARA RECHEAR

100 gr de açúcar
a pele de 1 limão
a pele de 1 laranja
500 gr de leite
4 gemas de ovo
50 gr de maizena
50 gr de rum (opcional)

Coloque a borboleta/suporte giratório, e deite no copo todos os ingredientes, menos as peles dos citrinos e o rum, e misture 10 segundos na velocidade 3  1/2. e se optou por usar rum será neste passo que o deve adicionar.

Junte então as peles e programe 9 minutos, 90º, velocidade 2. Neste caso foi desligada a máquina quando só haviam passado 7 minutos e medio.

Assim é o aspecto com que ficou o creme.

Despeja-se o creme para uma manga de pasteleiro (mais uma vez se pode usar o auxilio do cesto).

Fecha-se a manga e deixamos o creme arrefecer.

Partimos os profiteroles ao meio. Vejam o quão fofos ficaram por dentro. Estão com a textura ideal.

Aqui estão já recheados. Foram polvilhados com açúcar de pasteleiro. Recomenda-se que se use o creme para rechear ainda meio morno, pois quanto mais frio mais difícil de manejar.

Aqui está um grande plano de un dos profiteroles. Estão com um aspecto delicioso....

NOTA

No que se refere às mangas/sacos de pasteleiro, eu comprei numa loja de Hotelaria (há uma ali perto deo Anjos em Lisboa) que são do melhor, ou seja, usar e deitar fora.  São de plástico, próprio para usar também com preparados quentes.   

E melhor ainda, são em formato triangular, e fechados no fundo.  Assim quando vamos usar, e já depois de já ter dentro o creme, corta-se a pontinha conforme a quantidade que vamos desejar que saia e pronto.... fácil... fácil....

Quando se quer colocar uma ponta de pasteleiro, coloca-se primeiro a ponta de depois o creme.  Aí quando vamos usar cortamos a pontinha do plástico e pronto....

Digam lá que não é do melhor.

Registado

carocas
Global Moderator
Bimbólico

Rotacões: 1234

« Responder #1 em: Janeiro 10, 2007, 13:00:06 pm »

Boa reportagem. Eu faço os profitelores que estão no livro 21, não reparei se a receita é a mesma. E no fim coloco-os da seguinte forma:
Num prato redondo encho com profiteroles recheados, coloco um pouco de caramelo liquido e ponho outra camada de profiteroles , mas mais pequena. Volto a por caramelo liquido e uma camada de profiteroles, até ficar uma camada de 1 profiterol. No fim faço um cone. Temos que por o caramelo para eles ficarem seguros. No fim do cone feito. Deito uns fios de caramlos para enfeitar em cima do cone. É servido da seguinte forma: Um ou dois profiteroles por prato. Começa-se a retirar por cima, que eles descolam-se bem.
É outra forma de apresentar os profiteroles. Esta forma tem um nome francês mas não me lembro.
....
Sai um pontinho para a Guigas e por esta apresentação, que nos deixa de água na boca, principalmente depois do almoço, saia um para sobremesa.
Carocas
Registado

calimero
Bimbólico

Rotacões: 159

« Responder #2 em: Janeiro 10, 2007, 13:03:03 pm »

Que espectáculo Guigas... Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Gostei do pormenor da colocação dos ovos...  Wink

Não posso dar pontinhos Embarrassed Cry Cry

Kiss
Registado

guigas
Moderadoras
Bimbólico

« Responder #3 em: Janeiro 10, 2007, 13:03:31 pm »

Sim... sei como é... já vi em algum lugar...

Dessa maneira também fica um espetáculo.  Em relação à receita ser ou não igual não reparei, até porque esta foi retirada já a algum tempo de um forum espanhol.

Smiley

Registado

banhomaria
Velocidade 2

Rotacões: 8

« Responder #4 em: Janeiro 10, 2007, 14:37:15 pm »

Meus Deus,, só de olhar para este profiteroles engordei logo 3 Kg.....
Que aspecto delicioso....
Tb vou tentar fazer.
 Kiss Kiss Kiss
Registado
Aniki
Velocidade 5

Rotacões: 42

« Responder #5 em: Janeiro 10, 2007, 15:01:42 pm »

já marchava, tou a babar no teclado.... nunca tive coragem pra fazer por achar muito trabalhoso, mas olhando pra reportagem parece tão facil....  Wink
Registado

xnina
Velocidade 2

Rotacões: 4

« Responder #6 em: Janeiro 10, 2007, 15:41:58 pm »

Visto assim até parece facil, não e?  Wink

Talvez um dia ganhe coragem ...  Grin Grin Grin

Registado

carocas
Global Moderator
Bimbólico

« Responder #7 em: Janeiro 10, 2007, 15:55:08 pm »

É muito facil. Eu para não ter mais um trabalho. Faço as bolinhas com colherzinhas (duas, tipo pasteis de bacalhau).
Experimentem.
Registado

fofinha
Velocidade 5

Rotacões: 169

Eu e a minha cobaia :)

« Responder #8 em: Janeiro 10, 2007, 17:43:00 pm »

São mesmo deliciosos, eu já experimentei, e olhem que o meu jeito é pouco ou nenhum (ai se não fosse a minha bimby!!!)... e ficaram uma delícia... parabens a reportagem está óptima Wink beijos Kiss Kiss
Registado

bolacha
Velocidade 1
**

Rotacões: 8

« Responder #9 em: Janeiro 11, 2007, 01:36:58 am »

São mesmo muito bom...faço imensas vezes só que rescheio com chantili e coloco uma calda de chocolate quente por cima!!!fica que é uma delicia Tongue e o melhor é que não dá trabalho nenhum Grin
Registado
guigas
Moderadoras
Bimbólico

« Responder #10 em: Janeiro 11, 2007, 08:37:42 am »

Estas para mim é que são as ideais.... porque como alguns já devem ter reparado eu e o chantily não somo compativeis...

Aliás eu acho até que tenho um outro recheio, de caramelo, tenho que procurar e para colocar aqui no forum...

Registado

bimbonica
Velocidade 2

Rotacões: 45

« Responder #11 em: Janeiro 11, 2007, 09:22:37 am »

;)achei a receita muito boa,mas a minha bimbi e o modelo antigo cerá que fica igual Huh? Huh?
Registado

alface
Velocidade 4

Rotacões: 105

« Responder #12 em: Janeiro 11, 2007, 09:29:09 am »

Sai um ponto pela reportagem  Grin
Registado

visite http://coisasfuteis.blogs.sapo.pt/

Eu sou AGEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
guigas
Moderadoras
Bimbólico

« Responder #13 em: Janeiro 11, 2007, 09:29:37 am »

Brigados

Kiss Kiss Kiss Kiss

Registado

carocas
Global Moderator
Bimbólico